Terapia Tântrica e NeoReichiana

Tantra-02

“Conheci o Tantra em uma fase extremamente difícil: quando meu casamento terminava por problemas de convivência e sexualidade. Foi depois da vivência de Sexualidade Sagrada no curso de Theaterapia, que Prem Malini (Prem Sammasati), me apresentou um novo caminho e ajudou a despertar meu corpo para o SER e SENTIR. Foi aí que iniciei um processo importantíssimo para meu desenvolvimento pessoal e descobri a filosofia que mudou completamente meu modo de ver a vida.” Cíntia Carvalho

Em formação pela Humaniversidade Holística desde Março/2017, Cíntia Carvalho recebe aulas de Otávio Leal (Dhyan Prem) e Larissa Ananda. Além disso, a profissional também participa do grupo de estudos organizado pelo casal Prem Malini e Dhyan Darshano, do Prem Sammasati.

O Tantra

Do sânscrito “trama, teia, urdidura”, representa a ideia de que todas as coisas do universo estão conectadas, entrelaçadas, unidas entre si, através de uma espécie de fio invisível que forma essa união íntima de todas as coisas. A palavra também pode significar expansão/crescimento (“Tan”) e libertação (“tra”). Tecer a própria vida. Expandir a consciência.

O Tantra é uma filosofia comportamental de características matriarcais, sensoriais e desrepressoras. Mas, apesar de ser conhecido pelo culto ao feminino, essencialmente a prática tem por objetivo o desenvolvimento integral do ser humano, despertando e potencializando os corpos físico, emocional, mental e espiritual. No Tantra tudo em nós é sagrado e deve ser respeitado, inclusive nossa sexualidade e nossas sombras. Somos parte da manifestação divina e para alcançar a plenitude, nada pode ser negado.

Terapia Corporal NeoReichiana

A psicoterapia reichiana é baseada nas pesquisas de Wilhelm Reich (1897-1957), médico e psicanalista austríaco, discípulo de Freud. E as terapias neo-reichianas, como a análise bioenergética, proposta por Alexander Lowen, são uma extensão deste trabalho.

A tarefa central da terapia reichiana é dissolver as tais couraças a fim de reestabelecer a plena capacidade do organismo para a pulsação da bioenergia ou orgone; que circula por nosso corpo orientada tanto por funções tanto emocionais quanto fisiológicas. A base da Terapia Corporal é a ideia de uma identidade que envolve corpo, pensamentos, emoções, sensações e ações. Entende o corpo como uma unidade psicossomática na qual tudo está intrinsecamente relacionado.

A partir da Psicanálise, Reich nos propõe bordagem terapêutica que inclui, além de intervenções verbais, as intervenções corporais. Pode ser considerado o “pai” da psicoterapia corporal e terapias que trabalham a vida emocional do corpo.

Uma das descobertas fundamentais Reich é que as atitudes e experiências emocionais não expressas podem dar origem a certos padrões musculares que bloqueiam o livre fluxo de energia. Esses bloqueios, Reich chamou de “couraças do caráter”.

É importante salientar que as couraças desenvolvem-se em quase todos os indivíduos adultos e são assim definidas pois servem para proteção contra experiências emocionais dolorosas e ameaçadoras.

Segundo Reich, o livre fluxo de energia biológica no organismo é um fator fundamental para a saúde. Através de contrações musculares crônicas, o ser humano bloqueia esse fluxo natural, impedindo o contato consciente com conflitos internos relacionados à situações difíceis da vida, principalmente da infância. Essa estase energética e emocional, faz com que a pessoa se torne também insensível ao prazer, à alegria, à abundância e, além de desenvolver sintomas, passe a viver sob uma grande angústia neurótica na qual busca incansavelmente a felicidade no mundo externo e foge desesperadamente do que nunca conseguirá de fato evitar, o que está dentro de si próprio.

Como é feita a terapia?

O principal recurso utilizado na terapia corporal é a própria consciência do corpo. A percepção consciênte das sensações é fundamental para o trabalho e é o ponto de partida da terapia.

Para despertar ou ampliar esta percepção corporal são utilizados recursos como: abordagem verbal dos conflitos conduzindo à percepção do corpo, toques firmes, profundos ou suaves em regiões específicas bloqueadas e movimentos corporais.

Um importante recurso é a utilização de movimentos expressivos como socos e chutes em colchões, gritos e expressões muitas vezes reprimidas com o objetivo de alcançar uma poderosa mobilização energética que desencadeia o desbloqueio muscular, a liberação do conteúdo emocional relacionado e consequentemente o alívio da angústia gerada pela sua evitação.

Apesar da utilização de ferramentas como esta o principal objetivo da terapia é sempre ajudar a pessoa a desfrutar do prazer de estar no corpo associado ao contato profundo com sua energia amorosa e protetora da vida.

 

Os atendimentos são presenciais e duram em média 1 hora e meia. Além disso, você terá suporte durante 7 dias, no intuito de sanar dúvidas e oferecer aconselhamento. Consulte a agenda e reserve sua data pelo telefone(11) 99843-4004 ou pelo e-mail contato@cintiacristinadecarvalho.com.br. !

O pagamento deve ser feito antecipadamente, à vista ou parcelado* pelo Pag Seguro. Confira:

120x53-comprar-roxo
* Sujeito a juros da operadora
** Valor especial para pacotes de sessões